A Marca
Enrico Boaretto - A Marca
Mais que a marca de um produto, a Enrico Boaretto é um estilo de vida. Uma empresa que tem alma e coração. Tradições que são passadas pela família, de origem italiana, de geração a geração. Ofício que se aprende junto ao carinho em se fazer. União entre as habilidades do artesão e as tendências da moda global.
Nossos produtos são personalizados. De mãos em mãos, damos formas, damos contornos e criamos um produto que tem personalidade e estilo próprio. O diferencial são as linhas, as formas, as cores, as tendências, o conforto, o design exclusivo.
Criadas na Itália e duplicadas aqui, estas técnicas artesanais moldam o pé, dando um desenho que minimiza as mais suaves nuances. Cada produto que fazemos é único. É um sonho que se transforma em realidade e se torna magia nos pés de cada cliente.
“A mesma magia que eu tinha ao ver meu avô trabalhando eu vejo nos olhos do meu filho ao brincar e desenhar com as formas de um sapato”.
ERIK BOARETTO – A HISTÓRIA
Aos 6 anos de idade, quando Erik “ajudava” o avô Antônio Augusto Boaretto em sua pequena oficina de conserto de sapatos - na década 80, em Franca, no interior de São Paulo -, ele nem imaginava que iria se tornar estilista e dirigir sua própria marca de calçados: a Enrico Boaretto. Criado pela mãe e pelos avós, se recorda até hoje do cheiro especial da sua infância: o couro, que seu avô manuseava com simplicidade, dedicação e muito amor.
A paixão pelos desenhos começou cedo. Adorava desenhar os personagens de desenho animado e também casas repletas de detalhes, tanto que, por um tempo, chegou a pensar que seria arquiteto. Aos 11 anos, quando viu pela primeira vez um croqui de sapato - criado pelo primo, que era modelista - se encantou pela profissão e teve o total apoio do avô e da família. Durante cinco anos, os desenhos se tornaram um hobby, enquanto ele ajudava outro primo na banca de pesponto, colando e aparando linhas.
Na adolescência, já com 16 anos, bateu na porta de uma fábrica para pedir trabalho e começou a desenhar para a marca, conciliando seu tempo entre os desenhos e as atividades laborais em um escritório de despachante. Até que decidiu que queria seguir seu sonho e foi atrás de uma chance para mostrar seu talento, como profissional.
A princípio, recebeu um “não” e, voltando para sua casa de bicicleta, decidiu que um dia teria sua própria fábrica de sapatos. Viveu um ano complicado. Pensou em desistir de tudo. Sua família passava por dificuldades. Fase difícil, com a mãe e dois irmãos pequenos sob seu olhar. Determinado, sempre com fé em Deus, Erik assumiu a responsabilidade como arrimo de família até que, finalmente, conseguiu seu primeiro trabalho como modelista.
Foi o início da sua carreira. Em várias fábricas de Franca e também de Jaú (SP), outro polo calçadista, aprendeu na prática a criar sola, tênis, sapato feminino, dentre outros. Na fábrica de chuteiras do então sogro, inovou. Aumentou a produção e consolidou a marca e também a sua carreira.
Autodidata, paciente e focado, Erik sabia que precisava vencer várias etapas até conquistar sua própria marca. Em 2008, teve a oportunidade de conhecer a Itália junto ao dono da fábrica em que trabalhava. Incluiu na rota a cidade de Montegranaro, conhecida por abrigar renomados estilistas. Descobriu o curso de Desenvolvimento de Produtos/Design de Calçados e começou a amadurecer a ideia de realizá-lo.
Nesta época, recém-casado, se sentia bem-sucedido, com um bom emprego, com conhecimento em vários estilos e sendo cobiçado por outras marcas calçadistas. Enfim, o modelista fez um acordo com a empresa onde trabalhava, arrumou as malas e se instalou na comuna italiana de Porto Sant'Elpidio, onde ficou durante um ano estudando e trabalhando. Divisor de águas, a tão almejada formação profissional foi concluída com uma excelente oportunidade de estágio.
Ainda, na Itália, teve a chance de se conectar com sua origem: seu avô nasceu em Veggiano e veio para o Brasil com apenas 2 anos. Grande personalidade na vida de Erik, com o avô aprendeu: não se abater com as dificuldades, não desanimar nunca, estar sempre com um sorriso no rosto e respeitar ao próximo.
Após um período, chega a hora de decidir entre voltar para o Brasil ou ficar na Itália. E, em 2010, de volta às terras tropicais, cria a marca Enrico Boaretto e inicia a produção de sapatos sob encomenda, feitos artesanalmente. As primeiras amostras ficam prontas em janeiro de 2011 e são expostas em uma feira de moda.
“Eu tinha um sonho, um produto e somente um plano A. Foi um caminho difícil. Quebrar as primeiras ondas não é fácil. Eu era chamado de louco, mas acreditava no meu sonho, sou um desenhista e sapato para mim tem essência”. Desta forma, Erik comprou material, formas e matéria-prima para começar. Fazia sozinho, terceirizava um montador e um costurador. Já, em sua segunda feira de moda, vendeu seus produtos para exportação e contratou mais ajudantes. Em 2012, abriu sua própria fábrica e, daí em diante, a marca vem conquistando e consolidando seu espaço, fortalecendo sua participação no mercado por meio do e-commerce, a partir de 2018.
Neste período, a marca ganhou “vida” com o nascimento de Enrico, hoje, com 7 anos. Ele se encanta pelas formas com o mesmo brilho no olhar que Erik tinha, com a mesma idade, na oficina do avô. Mas ele terá tempo para escolher o seu caminho e escrever a própria história, com a mesma essência e valores transmitidos entre as gerações da família Boaretto. E, principalmente, com o propósito de que para um mundo melhor é preciso começar mudando o mundo à sua volta.
Erik sabe que ainda tem um longo caminho a percorrer. Mas, com a mesma inquietude de um menino, ele continua sonhando e trabalhando para evoluir a Enrico Boaretto e torná-la como detentora do melhor sapato do Brasil.
Á fábrica enrico boaretto
2500m² de terreno
1200m² de estrutura
Localizado em
Franca-SP
Capacidade produtiva
500 pares/ dia
Quem somos
Em cada traço, os sinais de nossas origens!
Com amor ao estilo e habilidade em criar sapatos inspirados na tradição dos artesãos italianos, proporcionamos mais do que requinte, criamos a representação da sua personalidade. Na Itália se originou nossa família, em Franca (SP) aprimoramos nossa habilidade nascida dessa herança cultural e, agora, o mundo é o lar dos nossos calçados feitos à mão. Sensibilidade de quem entende estilo como poucos, dedicação de quem busca a combinação perfeita entre o moderno e o clássico em cada par de sapato.
PROCESSO DE FABRICAÇÃO ENRICO BOARETTO
Feitos à mão com maestria e a partir dos melhores materiais da indústria nacional e internacional, os calçados Enrico Boaretto passam por inúmeros processos antes de moldar os pés dos clientes com conforto, personalidade, magia e estética impecável.
O resultado de todas as técnicas aplicadas são modelos ecléticos, que representam o tradicional artesanato italiano - autênticos, contemporâneos, incomparáveis e notáveis por sua qualidade e resistência.
Valorizamos a mão de obra qualificada e a atenção aos detalhes, por isso, trabalhamos com profissionais amplamente especializados, que apresentam mais que habilidades específicas, compreendem com paixão e sintonia o padrão de qualidade e, dentro de uma equipe integrada à estrutura tecnológica, garantem pares singulares, que oferecem performance, comodidade, estilo e requinte.
Descubra, a seguir, alguns dos processos que compõem os pares Enrico Boaretto e certificam aos mais exigentes consumidores uma experiência de calce única.
Design
A etapa criativa da fabricação é realizada por nosso diretor criativo Erik Boaretto, que acompanha o curso da moda europeia e desenvolve todo o planejamento da coleção passo a passo, de acordo com tendências de cores, estilos, estampas e texturas, num processo criativo natural, com atmosfera que lança moda para o lifestyle próprio de cada cliente.
O delineamento é feito com antecedência, para que os pares estejam disponíveis no momento em que o consumidor identificar as tendências e desejar segui-las. Nesse processo, também são selecionados os materiais dos calçados, que levam em conta, não apenas o visual, mas também a experiência de calce.
Modelagem
Após a conclusão de todos os estudos e finalização dos desenhos, chega o momento de dar vida aos esboços. Nesse processo, são elaborados moldes específicos para auxiliar na produção de cada elemento que compõe os calçados como palmilhas, solas, tiras e cabedal
Durante a modelagem, também é apurada a viabilidade da produção. Com o auxílio de um objeto em formato de pé, o modelo é desenvolvido e testado de acordo com os materiais, cores e desenhos apresentados.
Seleção de materiais
Todos os calçados Enrico Boaretto são feitos a partir de couro nobre. A escolha deste material permite que o consumidor desfrute de pares exclusivos. Afinal, por mais que os modelos sigam o padrão de qualidade, cada par é único, resultado de um processo manual e individual - o que assegura que nenhum deles seja exatamente igual ao outro.
Tratando-se do couro animal, é natural que o material apresente individualidades e imperfeições, causadas por lesões, fibras e contatos com parasitas passados pelos bovinos.
Entretanto, para eliminar quaisquer irregularidades nas texturas e tonalidades, nossos colaboradores selecionam, cuidadosamente, os melhores couros do mercado brasileiro e argentino e identificam, a partir de um processo minucioso, o local exato para realização do corte, de modo a certificar que os modelos sejam extraídos e fabricados por meio de única região do couro bovino e apresentem total uniformidade.
Separação
Após a seleção e o aparelhamento dos materiais, o próximo passo envolve a separação dos mesmos, onde cada matéria-prima é reservada de acordo com o tom e especificação dos produtos.
Os materiais também são cortados manualmente, para que os profissionais possam avaliar o couro e ratificar a ausência de qualquer irregularidade.
Geralmente, os calçados Enrico Boaretto são formados por 50 peças, todas elas, cortadas e analisadas individualmente.
Pintura
Os calçados Enrico Boaretto são pintados manualmente, com as melhores e mais valiosas tintas do mercado, todas testadas e aprovadas antecipadamente. A técnica assegura que a tintura não se empalideça com o passar do tempo e ainda evita incômodos como manchas nas meias e nos pés durante a experiência de calce.
O processo de pintura manual das peças é um dos grandes diferenciais dos pares Enrico Boaretto. Elaborado e implementado após cinco anos de estudos, demanda mão-de-obra qualificada, cautela e atenção aos detalhes.
Checagem
Para eliminar os riscos de manifestação de defeitos naturais após o processo de pintura, as peças, depois de tingidas, passam por uma rigorosa checagem. Até o momento pós-pintura, pelo menos quatro tipos de averiguações são realizadas.
As análises ocorrem durante a seleção do couro, o corte do material, a pintura e, posteriormente, ao tingimento completo. Assim, garantimos aos pares Enrico Boaretto, estrutura e colorações uniformes e homogêneas.
Montagem
Depois de todas as análises e apurações, as peças que darão origem aos calçados Enrico Boaretto são encaminhadas para a montagem. O setor é composto por colaboradores habilidosos, que pespontam e colam os modelos a partir de um trabalho totalmente manual.
Testes
Após a finalização da montagem, as peças passam por novos testes, que asseguram a união perfeita de cada fragmento. Nesse processo, são analisados o desempenho dos zíperes, cadarços, além da verificação dos respectivos lotes e numerações. Alguns modelos também são direcionados ao chamado processo embreagem, que incorpora um formato curvo aos pares, para evitar marcas durante o caminhar.
Costura manual
As costuras que unem as peças dos calçados são feitas de forma integralmente manual. Esta é mais uma das características únicas que compõem os processos de fabricação dos pares Enrico Boaretto. Afinal, a partir de uma técnica artesanal e totalmente integrada às instalações da marca, é possível garantir uma experiência singular de acabamento e resistência e, ainda, evitar cópias e réplicas de terceiros.
Aplicação das solas
As solas que integram os calçados Enrico Boaretto são fabricadas na mesma estrutura da fábrica, em um departamento específico. Os solados são feitos a partir dos melhores materiais nacionais e importados, para garantir excelência e durabilidade.
O processo, inteiramente interno, além de manter o padrão de qualidade, evita cópias e réplicas de terceiros e assegura a autenticidade da marca. Nos modelos Enrico Boaretto são adicionados solados de couro. Nesses casos, a matéria-prima é contraída com maquinários e tecnologias de ponta, para assegurar um visual semelhante à madeira.
Finalização
Depois de tantos processos, é natural que algumas características dos calçados sejam modificadas, por isso, implementamos o setor de finalização - responsável por checar e reparar os pares (caso necessário) para certificar que eles atinjam o padrão de qualidade almejado.
Durante a finalização, os calçados passam por aplicações de produtos que acrescentam brilho, sedosidade e anuência. Simultaneamente a uma linha de produção automática, os calçados Enrico Boaretto, feitos artesanalmente, acompanham colorações, estruturas e acessórios únicos, valorizados pelos apreciadores de peças autênticas e consagradas